domingo, 5 de julho de 2009

Post final sobre o Blogue A3M - Portfólio

1 - No âmbito da U.C. Educação e Tecnologias Multimédia surgiu, por proposta da respectiva docente, a criação de um Blogue como sendo uma das componentes da avaliação.
Assim, depois de realizadas as necessárias aprendizagens, criei o Blogue A3M - Portfólio cujo endereço electrónico é http://profadeliomoura.blogspot.com . Com a dinamização desta ferramenta web, pretendeu-se efectuar a divulgação de reflexões relacionadas com as temáticas da U.C., efectuar um constante ponto de situação relativo às aprendizagens por mim realizadas e à aplicação de conhecimentos adquiridos, às pesquisas efectuadas, bem como consultas e leituras realizadas tendo sempre em vista melhorar e superar algumas dificuldades.

2 - Um Portfólio, seja digital ou não, será um dossier organizado onde se faz constar um conjunto de documentos que possam reflectir a acção do autor, no que se refere ao seu desempenho profissional ou ao seu desempenho em termos de aquisição de conhecimentos e competências ao longo de uma qualquer formação.
As potencialidades dos Portfólios estão relacionadas com as possibilidades de se poderem incluir a cada instante, novas reflexões, novos documentos, revisitar o que está para trás, complementar, alterar, substituir, reformular frequentemente, incluir imagens e incluir um conjunto de recursos dinâmicos.
Enquanto instrumento de avaliação, julgo que o Portfólio deve ser mais um instrumento de avaliação isto é, deve ser usado em conjunto com outros instrumentos de avaliação. No entanto, este recurso avaliativo permite que o seu autor demonstre de forma sistemática e organizada os seus avanços e a sua autonomia sem se sentir pressionado. O Portfólio pode ser um bom instrumento de partilha e colaboração e pode permitir um oportuno e atempado feedback. Sintetizando, o Portfólio proporciona um acompanhamento pessoal e profissional e uma avaliação contínua e formativa.

3 - O Blogue A3M - Portfólio foi construído ao longo de todo o semestre. Assim no mês de Março coloquei os seguintes posts:
- Quem sou eu.
- Unidade Curricular: ETM.
- Criação do Blogue
No mês de Abril foram colocados 5 posts:
- Considerações relativas à leitura de textos sobre blogues.
- Uma visão sobre os estudantes de hoje.
- Photo Story 3
- Aprendizagens realizadas sobre a Moodle
- Visita de estudo à praia Norte de Viana do castelo
Em Maio foram colocados 6 posts:
- Aplicação de aprendizagens realizadas
- O ciclo da água
- Imagem
- Sessão de 8 de Maio
- Sites de interesse
- Exploração de ferramentas da Moodle
No mês de Junho foram acrescentados mais 5 posts incluindo este de síntese final:
- Diversidade de ferramentas
- Internet e segurança
- Questionários na Moodle
- Slide show e Referendos
- Síntese final
Entre outros objectivos, a maioria dos posts colocados no Blogue ao longo do semestre visaram dar conta dos grandes temas abordados nas aulas de Educação e Tecnologias Multimédia evidenciando as leituras e análise de recursos elaboradas pelo autor, apresentar sinteticamente esses temas, as principais ideias abordadas e, apresentar, na medida do possível, uma reflexão pessoal sobre os mesmos.

4 - No dia 30 de Março coloquei no Blogue um post onde fazia referência à minha (in)decisão quanto à inscrição nesta U.C.. Hoje posso afirmar sem qualquer dúvida que tomei a decisão certa. A abordagem dos diferentes temas a que já fiz referencia permitiram-me a aquisição de importantes competências no âmbito do uso das novas tecnologias.
No que se refere à criação dinamização e exploração do Blogue, assunto praticamente desconhecido para mim anteriormente, posso afirmar agora, que se trata de uma ferramenta que, dada a sua grande utilidade, passará a fazer parte da lista dos recursos para a minha acção profissional.
Os blogues apresentam grande potencial educativo: apresentam-se como espaço de intercâmbio e colaboração, de debate e de integração; permitem desenvolver a criatividade dos alunos; publicar e divulgar trabalhos realizados; incentivar à produção de textos e consequentemente desenvolver a escrita; exercitar a argumentação; permitem o acesso e disponibilização de informação especializada e específica. Sintetizando, os Blogues são uma ferramenta apelativa que permitem o desenvolvimento de múltiplas competências.

O Blogue A3M - Portfólio, para efeitos de avaliação da Unidade Curricular Educação e Tecnologias Multimédia é dado como encerrado a partir da data da publicação desta síntese final.

Um bem haja à docente desta U.C., Maria João Gomes.

Adélio


Sem comentários:

Enviar um comentário