segunda-feira, 30 de março de 2009


UNIDADE CURRICULAR:

Educação e Tecnologias Multimédia
DOCENTE: Dra. Maria João Gomes

No início do segundo semestre do curso de mestrado em educação, deparei-me com a situação de ter de optar por uma das duas unidades curriculares seguintes: Educação e Tecnologias Multimédia ou Sociologia da Escola. Ambas as disciplinas me pareceram interessantes e importantes no contexto actual do ensino em Portugal. Depois de reflectir bastante e de ter tido conhecimento dos assuntos globais a abordar em cada uma delas, decidi inscrever-me na unidade curricular, Educação e Tecnologias Multimédia.
O recurso às TIC é cada vez maior no processo ensino e aprendizagem, por isso, entendo que os professores devem aproveitar as oportunidades para aumentar e melhorar o seu desenvolvimento profissional nesta área. No meu caso concreto reconheço a existência de algumas limitações ao nível da utilização das mais variadas ferramentas tecnológicas disponíveis. Ouço falar com frequência em termos como Wikis, Moodle, blogues, hotpotatoes, etc. contudo, e apesar de começarem a fazer parte do vocabulário da pessoa comum, é imprescindível saber para que servem, quais a suas potencialidades em contexto escolar e como usar essas ferramentas.
A expectativa de vir a adquirir conhecimentos relativamente aos pressupostos atrás enumerados, bem como a expectativa de vir adquirir competências ao nível do uso das tecnologias informáticas, na minha acção profissional, foram factores determinantes para a minha inscrição nesta U.C..
Relativamente à primeira aula, foi interessante a apresentação da docente e dos alunos através do recurso ao fórum da plataforma Moodle. Normalmente, aquilo que se diz oralmente é limitado quando comparado com o que se regista num fórum de apresentação. Ainda relativamente a esta aula, dialogámos sobre a unidade curricular (resultados de aprendizagem esperados, conteúdos, estratégias de trabalho, avaliação) e registámo-nos no espaço virtual de aprendizagem de suporte à unidade curricular.

7 de Março de 2009

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