domingo, 26 de abril de 2009

Visita de Estudo à Praia Norte de Viana do Castelo

1 - Introdução

No dia 28 de Março do corrente ano, o grupo de mestrandos do curso de Supervisão Pedagógica em Ensino das Ciências da UM, deslocou-se a Viana do Castelo a fim de efectuar uma visita de estudo à Praia Norte, no âmbito da unidade Curricular, Biodiversidade. O objectivo principal da visita, prendia-se com a observação e constatação da existência da grande diversidade de seres vivos, que é possível encontrar num pequeno espaço físico como por exemplo, debaixo de uma rocha. O contacto com a Natureza e a sensibilização para a protecção dos habitats constituíram também, objectivos desta visita.
Deste relatório faz parte uma abordagem ao conceito de Biodiversidade (2), o relato da visita (3), e a conclusão (4).

2 - Biodiversidade

Biodiversidade ou diversidade biológica é a diversidade da natureza viva. A Biodiversidade pode ser definida como sendo a variedade e a variabilidade existente entre os organismos vivos e as complexidades ecológicas nas quais elas ocorrem.

Quando se fala em Biodiversidade, fala-se em variedade de vida no planeta Terra, incluindo a variedade genética dentro das populações e espécies, a variedade de espécies da flora, da fauna, de fungos macroscópicos e de microrganismos, a variedade de funções ecológicas desempenhadas pelos organismos nos ecossistemas; e a variedade de comunidades, habitats e ecossistemas formados pelos organismos.

A Biodiversidade refere-se tanto ao número de diferentes categorias biológicas quanto à abundância relativa dessas categorias. A Biodiversidade inclui variabilidade ao nível local da complementaridade biológica entre habitats e variabilidade entre paisagens. Ela inclui, assim, a totalidade dos recursos vivos, ou biológicos, e dos recursos genéticos, e seus componentes.

Não há uma definição consensual de Biodiversidade. Uma definição é: "medida da diversidade relativa entre organismos presentes em diferentes ecossistemas". Esta definição inclui diversidade dentro da espécie, entre espécies e diversidade comparativa entre ecossistemas.

Outra definição é, "totalidade dos genes, espécies e ecossistemas de uma região". Esta definição unifica os três níveis tradicionais de diversidade entre seres vivos:
diversidade genética - diversidade dos genes numa espécie.
diversidade de espécies - diversidade entre espécies.
diversidade de ecossistemas - diversidade num nível mais alto de organização, incluindo todos os níveis de variação desde o genético.

3 - Desenvolvimento

Pelas 8 horas do dia 28 de Março, o grupo de mestrandos reuniu-se junto à UM e iniciou o percurso até Viana do Castelo em ambiente de grande motivação.

Uma vez no local de destino, e para se adaptarem às condições climatéricas que não se revelavam de todo, favoráveis à visita de estudo, o grupo juntamente com o docente da disciplina reuniu-se numa esplanada junto à Praia Norte para aí se fazer um enquadramento teórico e serem tecidas as primeiras considerações sobre o local a explorar. A este respeito dialogou-se sobre os factores que têm influência na vida dos organismos quando a maré baixa. Foram referidos os seguintes: temperatura, salinidade e substrato (condições químicas das rochas e PH). Quando o mar recua, tanto os seres vivos que ficam a descoberto como os que ficam em poças de água estão sujeitos a novas condições de temperatura e salinidade pois, a incidência do sol sobre as rochas, as areias e as poças de água que se formam, faz alterar os respectivos valores. Devido à evaporação há deposição de sal e a temperatura da água e do substrato, aumenta. Há ainda a possibilidade de mistura de água doce com água salgada em caso de ocorrência de precipitação. Estes factores provocam, por exemplo, alterações ao nível das condições de respiração e excreção dos seres vivos.

Após a fase descrita o grupo iniciou o contacto directo com a praia. Observou-se, na parte mais alta, a existência de cracas que são organismos que conseguem sobreviver só com os salpicos das ondas, anémonas expostas e sem água que conseguem sobreviver com a própria humidade, algas vesículosas com as respectivas estruturas reprodutoras e ainda, a cor escura das rochas que é divida à presença de líquenes incrustantes.

À medida que se foi descendo a praia, a observação tornou-se mais atenta e a admiração provocada pela descoberta de grande quantidade e variedade de seres vivos foi crescendo. A resistência do grupo ao frio ia aumentando à medida que, ora nas poças de água, ora sobre as rochas, ora debaixo delas, se descortinavam organismos incríveis que aí iam sobrevivendo, mesmo perante condições adversas, aumentado o entusiasmo e o interesse de todos. Com a orientação do professor Pedro Gomes identificaram-se diversos seres vivos: lapas, vários tipos de algas, anémonas, búzios, caranguejos, esponjas, ouriços, ofiúros, pepinos do mar, acídias, poliplacófragos, estrelas-do-mar etc.

Chegados ao nível inferior da praia, foi possível testemunhar a existência de mexilhões, percebas e algas designadas de laminárias.

De regresso à parte superior da praia, houve ainda tempo para remexer mais umas quantas rochas e apreciar mais uma vez, a biodiversidade, efectuar uma recolha de búzios, observar um pescador e a forma como ele caçava as navalheiras e ainda, efectuar a análise da água de uma poça ao nível do PH, salinidade e temperatura.

Antes de se dar por terminada a visita de estudo, houve ainda tempo para efectuar uma recolha de água do mar noutro ponto da praia, fazer uma visita a uma exposição sobre Charles Darwin e apreciar a gastronomia da região através de um almoço convívio.

O regresso à universidade em Braga decorreu sem incidentes mas, a euforia verificada na viagem de ida era agora substituída pela calma e pelo cansaço.

4 - Conclusão

A visita de estudo relatada veio possibilitar aos mestrandos, o aumento dos seus conhecimentos relativamente à biodiversidade que é possível encontrar em determinado local, parecendo ter-se revelado bastante proveitosa. Pode considerar-se que esta actividade de campo de certa forma sensibilizou os participantes quanto à importância que este tipo de actividades tem na aquisição de conhecimentos. O campo é um excelente ambiente de ensino revelando-se integrador do conhecimento das Ciências e a sua relação com a Natureza.

2009-04-02
Adélio Moura

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